Se você sentir uma sensação de queimação irritante no estômago que às vezes sobe para a garganta logo após comer certos alimentos, você pode ter o que é conhecido como refluxo estomacal. Mas a pergunta que fica é como diminuir a acidez do estômago?
Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como diminuir a acidez do estômago, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Por que a acidez no estômago acontece?
O refluxo estomacal é gerado quando o esfíncter esofágico inferior, que é o músculo que separa o esôfago do estômago, é relaxado. O que acontece é que o esfíncter não é capaz de fechar adequadamente e os ácidos do estômago sobem para o esôfago, causando queimação gástrica.
Quando o desconforto ocorre com muita frequência, podemos estar falando de doença do refluxo gastroesofágico, que é uma condição crônica. Nesses casos, você tem que ir ao médico para um diagnóstico.
Quanto à queimação ocasional no estômago, existem várias razões que podem causar isso:
- Ingestão frequente de alimentos que podem contribuir para a acidez, como excesso de especiarias na dieta, cebola crua, alho, alimentos ricos em gordura, álcool, refrigerantes, alimentos com cafeína, chocolate ou especiarias, como hortelã.
- Estar acima do peso ou obeso, o que influencia o esfíncter esofágico interno a não se fechar adequadamente.
- Refeições saudáveis e pesadas, comer rapidamente sem mastigar corretamente, ir para a cama depois de comer e altos níveis de estresse também são fatores de risco que favorecem a azia.
- Estar grávida, já que a azia na gravidez é um sintoma muito comum devido à pressão abdominal gerada pelo crescimento do feto.
Mas como diminuir a acidez do estômago?
Consuma alimentos que neutralizam a azia
Se você geralmente sofre de azia e quer saber como diminuir a acidez do estômago, tome nota dos seguintes alimentos:
- A aveia, graças ao seu conteúdo de mucilagens, um tipo de fibra solúvel, tende a suavizar a mucosa digestiva, sendo um antiácido natural. No entanto, para facilitar a digestão, é aconselhável comê-la embebida em água ou leite. Você também pode beber a água de aveia sozinha, sem os flocos.
- A abobrinha contém mucilagens, assim como a aveia. Isso significa que é digerido muito bem, desde que seja comida grelhada, cozida no vapor ou cozida, em vez de frita.
- A abóbora também contém o tipo de fibra solúvel mencionada acima e, além disso, betacaroteno que atua protegendo a mucosa digestiva. Este alimento ite várias preparações, seja assada no forno ou cozida.
- A maçã é rica em pectina, um elemento que neutraliza a azia. Você pode comê-la regularmente para ajudar a prevenir esse problema digestivo, mas caso tenha uma digestão difícil ou esteja ando por um episódio de azia, é melhor comê-la fervida.
- Batatas assadas ou cozidas no vapor são muito digestivas se forem preparadas dessa maneira. As batatas são um alimento fácil de digerir e suaviza o estômago, nivelando ácidos. No entanto, não é aconselhável consumi-la crua ou frita, já que o efeito pode ser o oposto.
Tenha os hábitos corretos para reduzir episódios de azia
Embora medicamentos para queimação causada por refluxo gástrico possam ser usados para aliviá-la, também é importante mudar seus hábitos para reduzir os episódios de azia. Para fazer isso, você pode seguir estas dicas:
- Evite refeições abundantes ou gordurosas. Estas retardam a digestão, por isso leva mais tempo para o estômago quebrá-las, dando maiores chances de retornar ao esôfago.
- Fique longe de certos alimentos que podem promover a queima gástrica, como chocolate, frutas cítricas, cebola crua ou alho.
- Pegue pequenas porções. Diante de refeições pesadas, o estômago geralmente responde com grandes quantidades de ácido, o que aumenta o efeito da queimação gástrica e até mesmo do refluxo gastroesofágico.
- Coma devagar e mastigue bem a comida. Dessa forma, você se sentirá mais cheio e facilitará a digestão, de modo que as chances de refluxo gástrico diminuirão.
- Faça sessões regulares de acupuntura pelo Ipasgo. De fato, a prática regular com um profissional capacitado pode ser muito eficaz.
Evite alimentos que produzem acidez
Se você quiser acabar com a azia, evite os seguintes alimentos que tendem a produzi-la:
- Cebola crua ou mal cozida pode causar azia e, se você já sofre com isso, pode agravá-la. A melhor coisa se você quiser comê-la é cozinhar bem.
- Café e chá tendem a estimular a secreção de sucos gástricos, causando queimação e má digestão.
- O alho, devido ao seu conteúdo de aliina que, quando digerido, se torna alicina, pode causar irritação no estômago e queimação causada pelo refluxo gastroesofágico.
- Alimentos industriais e frituras são muito pesados e causam digestão lenta, produzindo um excesso de ácidos e devolvendo-os ao esôfago.
- Cuidado com as especiarias, porque algumas são fortes para a mucosa do estômago e podem desencadear níveis de ácido no estômago e produzir acidez.
Gostou de saber mais sobre como diminuir a acidez do estômago? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!
Conteúdo de responsabilidade da Revista Mais Saúde.