e a Prefeitura de Uberlândia
Today quarta-feira, 28th maio 2025
Imprensa e Mídia

Notícias de Uberlândia, Brasil e Mundo

Faculdade Eficaz tem unidade nos EUA para capacitar brasileiros

Faculdade Eficaz tem unidade nos EUA para capacitar brasileiros

Todos os anos, aproximadamente 15 mil brasileiros migram para os Estados Unidos e atualmente há mais de um milhão de brasileiros vivendo no país norte americano, segundo o Itamaraty. A terra do Tio Sam ocupa o primeiro lugar na preferência de quem quer deixar o Brasil para construir uma carreira fora ou ter uma vida financeiramente mais estável. É difícil traçar um perfil exato das pessoas que saem daqui buscando oportunidades fora, mas o Censo 2000 dos Estados Unidos mostrou que 34,5% dos brasileiros tinham completado quatro ou mais anos de faculdade, enquanto o número correspondente para a população norte-americana em geral é de apenas 24,4%. No entanto, embora efetivamente muitos imigrantes brasileiros nos Estados Unidos tenham formação universitária, a maioria deles não conseguem empregos bem remunerados porque os Estados Unidos não reconhece as qualificações – e também porque a boa parte não fala inglês. Pensando nesse nicho, a Faculdade Eficaz se associou a outras duas instituições para criar uma instituto para capacitar brasileiros em terras americanas.

“Nosso objetivo é capacitar imigrantes para o mercado de trabalho americano, para que eles possam deixar de prestar serviços apenas manuais e operacionais e ocupar postos mais valorizados. A ideia, também, é trazer o sentimento de pertencimento dos brasileiros dentro da instituição, de modo que nós possamos dar e e acompanhá-los dentro do que for possível”, diz a diretora geral da Faculdade Eficaz e sócia do Synergy Education Institute, Amanda Chaves. Localizada em Maringá, no noroeste do Paraná, a Eficaz é referência em ensino técnico no Estado.

Idealizada por brasileiros, foco no mercado americano

Em Pompano Beach, a 40 milhas ao norte de Miami, o Synergy Education Institute surgiu da união entre Faculdade Eficaz, a escola de fotografia Visual Arts e a escola de inglês NeWork Institute, com objetivo de atender a comunidade brasileira e hispânica nos Estados Unidos. A instituição é idealizada por brasileiros, oferece educação para imigrantes com aulas em português e espanhol, mas é totalmente focada no mercado de trabalho norte-americano. Para isso, conta conta com cursos de inglês, graduação e pós-graduação, além de cursos profissionalizantes e ensino médio.

Os cursos profissionalizantes são ministrados em Língua Portuguesa ou Espanhol, na modalidade híbrida (aulas presenciais e online), garantindo ao aluno o a uma habilitação de alto nível, devidamente reconhecida pelo MEC, com flexibilidade de horário e preços íveis. Já são mais de 14 anos de experiência assumindo o compromisso de ajudar imigrantes na construção de carreiras.

Da construção civil ao audiovisual

Conhecido historicamente como o setor que mais emprega imigrantes brasileiros no Estados Unidos, a construção civil é um dos pilares do Synergy Education Institute. Cursos técnicos de hidráulica residencial e predial, de eletricidade, luminotécnica e de execução de obras, por exemplo, são capazes de “dar um up na carreira” por meio da qualificação, capaz de tornar o imigrante um profissional disputado no mercado, com salários até três vezes maior do que o de alguém que não tem essa base.

“A construção civil e a área de limpeza e manutenção empregam muitos brasileiros. Mas há uma diversidade de áreas em que eles também se destacam, como a área de cuidados com a beleza, vendas… e, claro, aqueles que falam inglês saem na frente”, diz Valíria Mattos, sócia e diretora da escola americana.

Foi essa certeza que atraiu o casal Mariana (33) e Maurício Maia (36) para as salas de aula. Naturais de Campinas (SP), no Brasil, ela era secretária de escola e ele engenheiro mecânico. Há quase um ano e meio embarcaram para os Estados Unidos para tentar melhorar a vida financeira, mas não entendiam praticamente nada em inglês. Em terras norte americanas, Mariana ou a trabalhar como manicure e o marido instalando portas e janelas. “Em quase tudo precisávamos de ajuda, por isso decidimos entrar para a escola. Hoje meu marido já consegue se comunicar com os americanos, entende o que os clientes estão falando e agora conseguimos nos virar”, conta Mariana. Com a fluência, mais do que a independência, ela também aposta em um aumento na renda. “Pegando serviços direto com os americanos, você consegue ganhar mais”.

Atualmente, a instituição oferece diversos cursos profissionalizantes na área de fotografia e produção audiovisual, profissões altamente requisitadas com o advento das redes sociais — que ganharam ainda mais projeção durante o período de isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus.

Entre os cursos de graduação estão Recursos Humanos, Processos Gerenciais, istração, Pedagogia e Letras Libras, outra especialidade da Faculdade Eficaz, que é referência no Brasil no ensino da língua de sinais. Quem já possui diploma de graduação e quer virar especialista, encontra diversas opções nos segmentos de educação e gestão.

Outro destaque a grade de cursos é o Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. “Muitos brasileiros chegam adolescentes aos Estados Unidos, já começam a trabalhar e abandonam os estudos. O Encceja é uma ótima opção para quem quer finalizar o Ensino Médio brasileiro e partir para o superior ou técnico”, explica Amanda.
creditos vhassessoria

Aldair dos Santos

Formado em Comunicação Empresarial pela Faculdade Pitágoras e Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo (UNITRI), em Uberlândia, o jornalista Aldair dos Santos atua há mais de 20 anos na área de Comunicação e Mídias Digitais.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Leia também x