Uma nova versão do robô DaVinci, utilizado nas cirurgias robóticas oferecidas pelo Hospital UMC, que faz parte do Grupo Oncoclínicas, chegou nesta semana em Uberlândia. Esta aquisição possibilitará ampliar a realização de procedimentos e até mesmo inserir novas especialidades cirúrgicas minimamente invasivas, como por exemplo, a cirurgia cardíaca. O UMC já realizou em torno de 650 cirurgias robóticas, como urológicas, oncológicas, bariátricas, ginecológicas e torácicas.
Esta nova versão do robô, que é uma evolução do equipamento que já estava em atividade desde 2019, iniciou as atividades na última segunda-feira (26) e traz recursos que aprimoram os benefícios para os pacientes, como destaca o Coordenador do Programa de Cirurgia Robótica do UMC, Dr. Michel Chebel. “Com a nova versão do robô DaVinci conquistamos ainda mais precisão e eficiência para realizar as cirurgias dos nossos pacientes. Este novo equipamento possui uma câmera que permite uma visualização ainda melhor, além disso, os braços do robô são mais finos e delicados, possibilitando um maior alcance cirúrgico e simplificando o procedimento”, explica Dr. Michel.
Sobre a cirurgia robótica
A cirurgia robótica é uma evolucao da cirurgia por video em que o médico utiliza um sistema robótico, com visualização tridimensional e alta definição, para comandar pincas e reproduzir todos os movimentos de uma cirurgia aberta convencional. Esta tecnologia representa o que há de mais avançado no campo da cirurgia minimamente invasiva, proporcionando inúmeras vantagens para os profissionais e benefícios vitais para os pacientes.
Vantagens da cirurgia robótica
Além da maior visibilidade da área da cirurgia e maior precisão na operação, outras vantagens em relação à cirurgia convencional são:
- O robô oferece melhor ergonomia para o médico, possibilitando movimentos que chegam a 360° de rotação, permitindo o o a estruturas que não são possíveis em outras modalidades cirúrgicas;
- Cirurgia menos invasiva, com cortes menores e redução de traumas nos tecidos;
- Redução no sangramento e nas dores e riscos de infecção;
- Redução e tempo de internação e melhor recuperação do paciente com retorno precoce às atividades;
- Redução de medicamentos no pós-operatório.
Sobre o Grupo Oncoclínicas
A Oncoclínicas – maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina – tem um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, aliando eficiência operacional, atendimento humanizado e especialização, por meio de um corpo clínico composto por mais de 2.600 médicos especialistas com ênfase em oncologia. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico no país, oferece um sistema completo de atuação composto por clínicas ambulatoriais integradas a cancer centers de alta complexidade. Atualmente possui 133 unidades em 35 cidades brasileiras, permitindo o ao tratamento oncológico em todas as regiões que atua, com padrão de qualidade dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.
Com tecnologia, medicina de precisão e genômica, a Oncoclínicas traz resultados efetivos no o ao tratamento oncológico, realizando mais de 500 mil procedimentos no último ano (2022). É parceira exclusiva na América Latina do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard, um dos mais reconhecidos centros de pesquisa e tratamento de câncer no mundo. Possui a Boston Lighthouse Innovation, empresa especializada em bioinformática, sediada em Cambridge, Estados Unidos, e participação societária na MEDSIR, empresa espanhola dedicada ao desenvolvimento e gestão de ensaios clínicos para pesquisas independentes sobre o câncer. A companhia também desenvolve projetos em colaboração com o Weizmann Institute of Science, em Israel, uma das mais prestigiadas instituições multidisciplinares de ciência e de pesquisa do mundo, tendo Bruno Ferrari, fundador e CEO da Oncoclínicas, como membro de seu board internacional.
Para obter mais informações, visite http://www.grupooncoclinicimprensaemidia-br.informativomineiro.com