Com o objetivo de reforçar o transporte público municipal e melhorar ainda mais a qualidade do serviço oferecido na cidade, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), apresentou, nesta quinta-feira (22), cinco novos ônibus da viação Autotrans, que reforçarão a frota do Sistema Integrado de Transporte (SIT). O anúncio da chegada dos veículos foi feito pelo prefeito Paulo Sérgio durante evento realizado na plataforma de embarque e desembarque do Centro istrativo Municipal.
“Com esses novos ônibus, renovamos e melhoramos a frota, trazendo, assim, mais conforto, segurança e comodidade para os ageiros e os profissionais envolvidos com esse serviço. Seguimos trabalhando para que todos os usuários transitem com tranquilidade e proteção e continuamos empenhados para que possamos atender, diariamente, a população de Uberlândia com qualidade e eficiência”, pontuou o prefeito Paulo Sérgio.
Os novos ônibus contam com ar condicionado, Wi-Fi, câmeras de segurança, tecnologia limpa, amortecedor de ar que proporciona maior conforto no deslocamento, elevadores para ibilidade e cinco portas para operação nos corredores das avenidas João Naves de Ávila e Segismundo Pereira.

O investimento na aquisição dos cinco novos veículos feito pela concessionária, que detém 34,34% dos veículos em operação no SIT, foi de R$ 3,5 milhões. Com o reforço, o SIT conta com 410 veículos sustentáveis em circulação, reforçando o compromisso da gestão Paulo Sérgio com a mobilidade urbana e a redução da emissão de gases poluentes. Com a renovação, a idade média da frota a a ser de 4,9 anos. Desde 2017, durante os dois governos Odelmo Leão e Paulo Sérgio e a atual, gerida pelo prefeito Paulo Sérgio, já foram renovados 207 veículos da frota de ônibus.
Os cinco novos veículos apresentados nesta quinta (22) serão utilizados, em substituição a carros mais antigos, em 44 linhas do SIT que atendem aos bairros Segismundo Pereira e Santa Mônica, na região Leste da cidade, Laranjeiras e Shopping Park, no setor sul, e na região central. Os cinco ônibus se juntam a outros 64 da frota de Uberlândia que usam a tecnologia Euro 6, com motores menos poluentes.

Mais melhorias
Os cinco novos ônibus apresentados nesta quinta-feira (22) se juntam a outras melhorias no transporte público municipal anunciadas pelo prefeito Paulo Sérgio nestes cinco primeiros meses de mandato. Em março, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Settran, lançou o videomonitoramento online de todos veículos das três empresas concessionárias que operam na cidade. O sistema foi implantado pela Ubertrans e abrange também as 24 estações de ônibus dos corredores das avenidas João Naves de Ávila e Segismundo Pereira.
Em abril, a Prefeitura de Uberlândia, também por meio da Settran, lançou o serviço de Wi-Fi gratuito em 100% da frota de ônibus local. Durante o evento de lançamento, também foram apresentados cinco novos ônibus articulados da viação Sorriso de Minas, com suspensão a ar e ar-condicionado, que reforçaram a frota operacional do SIT.
SIT
O Sistema Integrado de Transporte (SIT) foi implantado pela Prefeitura de Uberlândia em julho de 1997 para agilizar o trânsito e gerar economia para a população na tarifa de transporte coletivo. É composto por oito terminais: Central, Umuarama, Planalto, Santa Luzia, Industrial, Novo Mundo, Dona Zulmira e Canaã, que são interligados por linhas troncais, interbairros, alimentadoras e distritais.
Conta também com dois corredores de ônibus: da avenida João Naves de Ávila, que está em operação desde 2006 e conta com 13 estações com distância média de 500 metros entre elas e dois terminais de integração (Terminal Central e Terminal Santa Luzia), e da avenida Segismundo Pereira, que opera desde 2018 e conta com 11 estações e o aos terminais Novo Mundo, Umuarama e Central.
Por meio do SIT em Uberlândia, o usuário pode se deslocar para qualquer ponto da cidade, pagando somente uma tarifa, trocando de ônibus nos terminais. O transporte público municipal funciona entre 4h30 e 0h. Os terminais abrem às 4h30 e as estações às 4h50. O fechamento ocorre às 0h e às 23h40, respectivamente.