e a Prefeitura de Uberlândia
Today sábado, 24th maio 2025
Imprensa e Mídia

Notícias de Uberlândia, Brasil e Mundo

Prefeitura de Uberlândia já emitiu mais de 16 mil cartões da Tarifa Zero

Prefeitura de Uberlândia já emitiu mais de 16 mil cartões da Tarifa Zero

Relação de estudantes que já têm as carteirinhas prontas é divulgada desde o dia 6 de março e retirada pode ser feita nos terminais indicados no momento do cadastro; até o momento, 10,3 mil beneficiários pegaram os cartões

A Prefeitura de Uberlândia já realizou 40.150 cadastros de estudantes que solicitaram o cartão do Programa Tarifa Zero no transporte público. Deste total, 16.199 foram aprovados e os cartões foram emitidos. Outros 14.104 ainda serão impressos após validação do cadastro e 9.847 foram negados devido a inconsistências.

Das mais de 16 mil carteirinhas que já ficaram prontas, 10.358 foram retiradas pelos beneficiários, desde o primeiro dia de entrega, nos terminais de ônibus indicados pelos mesmos quando se cadastraram pelo aplicativo da Ubertrans. Outras 5.841 aguardam a retirada. Desde o dia 6 de março, a Prefeitura divulga a relação de estudantes que já têm os cartões prontos para serem retirados. Os nomes estão disponíveis no site da Ubertrans.

Desde o dia 17 de fevereiro, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, em apoio à Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), realiza ação junto a estudantes das redes de ensino municipal e estadual e do ensino superior para esclarecer dúvidas sobre a adesão à Tarifa Zero e mostrar as vantagens do benefício.

Até o momento, foram utilizadas 801.790 agens via Tarifa Zero desde o primeiro dia de cadastramento dos estudantes. Para conseguir o benefício, o estudante precisa se cadastrar no aplicativo da Ubertrans, apresentando comprovantes de residência e matrícula, declaração de frequência escolar, documento oficial de identificação com foto, foto facial para biometria e grade de horário emitida pela instituição que frequenta.

Todos os dados am por análise da Ubertrans, cabendo o deferimento dos cadastros à Settran. O prazo para conclusão do processo é de cinco dias úteis contados a partir da solicitação. A entrega dos cartões acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, nos balcões da Ubertrans instalados em todos os oito terminais do Sistema Integrado de Transporte (SIT).

Tarifa Zero

A gratuidade integral no transporte público é oferecida às pessoas que estejam matriculadas no ensino fundamental, médio e superior, pós-graduação e no ensino técnico profissionalizante, reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), com carga horária total igual ou superior a 600 horas. Após o fornecimento das informações necessárias, é feita a confecção dos cartões e envio de e-mail ao beneficiário indicando local, dia e horário para retirada.

Em fevereiro, no dia 10, o prefeito Paulo Sérgio assinou o decreto que regulamenta a lei municipal nº 14.339, que criou, no dia 9 de janeiro, a Tarifa Zero para estudantes no transporte público. O decreto estabelece duração do cadastro de seis meses, devendo ser renovado pelo usuário ao término desse período. O benefício do Tarifa Zero, conforme diretriz do prefeito Paulo Sérgio e estabelecido com critérios pela regulamentação, não tem seu uso à educação e também pode ser utilizado para atividades de lazer, cultura e esporte.

Aldair dos Santos

Formado em Comunicação Empresarial pela Faculdade Pitágoras e Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo (UNITRI), em Uberlândia, o jornalista Aldair dos Santos atua há mais de 20 anos na área de Comunicação e Mídias Digitais.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Leia também x