e a Prefeitura de Uberlândia
Today sexta-feira, 23rd maio 2025
Imprensa e Mídia

Notícias de Uberlândia, Brasil e Mundo

Presídio de Uberlândia inaugura fábrica de artefatos de concretos

Presídio de Uberlândia inaugura fábrica de artefatos de concretos

Custodiados vão produzir cerca de mil itens por dia. Parceria do Depen-MG com a iniciativa privada possibilitou a implantação do projeto

O Presídio de Uberlândia I – Professor Jacy de Assis, no Triângulo Mineiro, inaugurou, na segunda-feira (13/2), em parceria com a empresa JVSIL Ltda., uma fábrica de blocos e pré-moldados. O local é destinado à profissionalização e qualificação da mão de obra de custodiados da unidade, a partir da produção de artefatos de concreto, como forma de potencializar a força de trabalho prisional no mercado de trabalho.

O projeto, que tem o incentivo do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, por meio da Vara de Execuções Penais de Uberlândia, conta, inicialmente, com a mão de obra de sete detentos do regime fechado. Os presos trabalham de segunda a sexta-feira, com a meta de produção diária de cerca de mil itens, os quais serão comercializados pela empresa junto ao comércio local.   

Para dar início à fabricação dos itens, os custodiados realizaram treinamentos para o manuseio correto das máquinas e para aprendizagem de todo o processo de produção dos artefatos. Os presos inseridos no projeto recebem remuneração e remição de pena pelos dias trabalhados; ou seja, a cada três dias de trabalho, menos um dia na pena. 

Para o diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), Rodrigo Machado, a implantação desta fábrica na unidade prisional é um importante avanço na política de humanização do sistema prisional do estado. “Esta inauguração no Presídio de Uberlândia é mais uma conquista para a Polícia Penal de Minas Gerais e tem como objetivos a ressocialização dos internos, o aprimoramento do trabalho além dos muros, por parte da instituição, e um retorno positivo para sociedade”.  

Foram investidos, pela empresa parceira, cerca de R$ 330 mil na compra de maquinários e insumos para execução das atividades de trabalho. O espaço, que tem aproximadamente 450 metros quadrados, conta com equipamentos hidráulicos, elétricos, pneumáticos e manuais para a fabricação dos artefatos.    

Novas instalações 

Na oportunidade, também foram inaugurados dois novos espaços no presídio. A Sala do Estado-Maior, destinada ao recolhimento de autoridades e advogados presos, e as novas instalações da Subdiretoria de Atendimento ao Preso, que visa acolher e garantir melhores condições de trabalho aos servidores e técnicos da área de humanização, além de otimizar o atendimento ao custodiado, a partir da centralização das atividades no local.  

O recurso para a construção dos espaços é oriundo de verbas pecuniárias, disponibilizado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, por meio da Vara de Execuções Penais de Uberlândia. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 155 mil.   

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração o diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), Rodrigo Machado, o juiz de Direito da Vara de Execuções Penais de Uberlândia, Lourenço Migliorini, e representantes da Prefeitura Municipal, do Exército Brasileiro, da Defensoria Pública, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do Conselho da Comunidade.   

Crédito (foto): Sejusp / Divulgação

Aldair dos Santos

Formado em Comunicação Empresarial pela Faculdade Pitágoras e Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo (UNITRI), em Uberlândia, o jornalista Aldair dos Santos atua há mais de 20 anos na área de Comunicação e Mídias Digitais.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Leia também x